top of page

Blender - 3D Open Source software

Atualizado: 30 de mai. de 2022

Tão poderoso e rápido quanto qualquer software pago e com a vantagem de atualizações e ferramentas para usos específicos feitas pelos próprios usuários.


De novo falando mais uma vez de software open source , hoje é o Blender que já está no mercado há anos e a cada atualização fica melhor, se antes você tinha alguma duvida se podia realizar um trabalho profissional nele, agora você pode fazer isso mais rápido e com mais ferramentas especificas para a situação que você precisa.


Cenário para História em quadrinhos


Utilização

A utilização do Blender vai de animação a edição de vídeo, passando por desenvolvimento de cenários e assets para história em quadrinhos. Eu particularmente uso para fazer referencias na hora de desenhar, tanto referencia de iluminação quanto de visual e angulo. Tambem faço teaser e animações para marcas e títulos de meus videos. Com uma interface melhorada por conta das atualizações se você tem alguma experiencia com software 3D rapidamente vai se localizar, para quem quer aprender 3D e não quer piratear ou utilizar versão de estudante que depois de um tempo expira ele é a melhor opção.



Aplicações

Como citei anteriormente o Blender tem um leque gigantesco de aplicações e propósitos, desde você construir um cenário e renderizar ele com iluminação e shaders específicos para histórias em quadrinhos, você pode modelar formas básicas que vão servir de base para ilustrações e Concepts arts, sabendo o objetivo você pode poupar muito tempo e permitir a criatividade fluir melhor uma vez que coisa como perspectiva e iluminação você já resolveu na modelagem e te da uma base onde trabalhar em cima.


Cidade de background feita no blender.


Em Quadrinhos

Na produção de história em quadrinhos principalmente para que utiliza o Clip Studio Paint a modelagem de cenários e a utilização de personagens 3D feitos no Blender faz com parte como perspectiva fiquem mais rápidas de serem resolvida uma vez que ao importar o modelo ele cria uma camada com réguas de perspectivas relativas a posição da câmera que você esta colocando, ou seja, se você alterar o angulo a régua altera junto permitindo um detalhamento maior do mesmo.





Open source

Sendo um software open source ele sofre do mesmo preconceito que outros programas na mesma categoria, é um preconceito infundado uma vez que uma boa parte das pessoas que critica é gente que fica apegado a uma crença de que é o software e não o knowhow do profissional que dita a qualidade do trabalho. Ele consegue sim fazer tudo que um software pago, como todos os software você tem que sentar um pouco e estar a aberto a aprender e se adaptar ao mesmo, parece , pelo menos na minha opinião é que muitas pessoas perderam a capacidade de se adaptar as diversidades, sendo que vivemos em uma sociedade em que nem todo mundo tem a oportunidade e dinheiro de pagar um software mas tem a vontade de se expressar e criar utilizar o software open source te permite isso. Como falei anteriormente sobre o Krita acredito que em cursos e escolas deva ser utilizar software open source o que permite ao aluno de qualquer lugar o condição social aprender e abrir a mente a novas possibilidades.




Comunidade

A comunidade do blender é a melhor parte, muitos programadores e artistas que adaptam e criam ferramentas especificas para certos serviços e funções que agilizam em muito o trabalho. Há vários tutorias para certas situações e procurando você sempre vai achar o que precisa.




Em resumo

Se você quer aprender a mexer com 3D ou precisa modelar assets 3D para suas ilustrações e quadrinhos, se você vai ensinar 3D ou precisa animar alguma coisa o Blender é de longe a melhor opção, open source, fácil de instalar e com o suporte de uma comunidade imensa.


Site do programa :https://www.blender.org/



Inté

153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page