top of page

Krita- Digital Art open Source Software

Atualizado: 30 de mai. de 2022

Muitos continuam a olhar para o Krita com desdem por ser um software gratuito, porem eles não sabem como estão enganados.


A primeira coisa que quero deixar claro é que não há software no universo que te faça ser profissional ou não, todo software e ferramenta utilizada é apenas isso uma ferramenta o seu comportamento e experiencia é que vão determinar se você é um profissional ou não. Digo isso porque muitas vezes a justificativa para não utilizar o Krita é que ele não é o padrão do mercado, o que é uma burrice, o krita tem todas as ferramentas possíveis para produção de arte digital de qualquer tipo, inclusive animação e quadrinhos. O software padrão na minha opinião é aquele que você consegue instalar e utilizar sem problemas em seu computador e que te de a melhor relação custo beneficio.


Cable - Pincéis de carvão


Performance

A performance do krita é muito boa, porem devo frisar que você tem que conhecer o que o seu computador pode aguentar, por exemplo eu trabalho maior parte no tempo em um computador antigo com pouca memoria e ja com uma década de idade, então tenho que balancear o tamanho do arquivo para evitar crash. Em um computador mais moderno ele não tem nenhum problema em lidar com arquivos mais pesados. Então primariamente utilizo ele para trabalhos online, ou seja que não serão impressos com uma configuração de arquivo pequena.



Utilização

O que eu tenho feito até o momento são pinturas , capas e algumas paginas para quadrinhos que serão vista online. os pincéis que mais utilizo são o de Pintura digital e os de sketch , recentemente foi lançado um pacote de pincéis de carvão que tem sido bastante promissores. Com relação aos pincéis minha unica reclamação é que até o momento só o pacote de carvão tem um pincel de mesclagem que permita uma transição mais suave ou com alguma textura, nos próximos meses irei tentar aprender a modificar os pincéis para uma melhor utilização.



Comunidade

Até o momento a comunidade em volta do krita tem sido ótima, pessoas ajudando outras, atualizações constantes e cada vez mais integração dos membros na intenção de melhorar cada vez mais o aplicativo. Problemas são solucionados com rapidez e a quantidade de pincéis especializados cada vez aumenta. Alem de baixar o programa eu aconselharia a também entrar na comunidade e vê o que pode ser feito com esse programa para tirar um pouco do preconceito que você possa ter.




Em resumo

A relação custo beneficio é ótima, ele não fica devendo em nada a programas pagos e tem a vantagem de ter uma comunidade muito ativa e acolhedora, para qualquer pessoa que trabalhe com educação e escolas de arte eu aconselharia a ensinar os alunos utilizando o Krita, é um software de fácil utilização, não há dificuldade e adquirir e praticamente roda em quase todas as maquinas, alem de evitar o custo de manter a licença todo santo mês. Para profissionais freelancer cortar custos extras com software da chance a ele investir em hardware e sendo que Krita pode ser instalado em qualquer maquina, se você mantiver um backup online de seus arquivos pode evitar problemas caso aja problema em sua maquina. É só baixar o arquivo em que estava trabalhando e continuar. Enfim não se deixe levar pela opinião dos outro, nem a minha, baixe , teste e veja por si mesmo se atende a suas necessidades, mas aviso que você tem que estar disposto a gastar um tempo se aclimatando ao software, como tudo na vida .





Inté!


Site do programa: https://krita.org/en/


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page