top of page

Trident - Artigos para desenho

Atualizado: 30 de mai. de 2022

Muito artista deve ter vários produtos em casa e nunca se deram conta de quem fabricava ou prestou a atenção nisso.


A Trident está a 60 anos no mercado é a marca mais confiável para se adquirir produtos relacionados a produção artística, sem saber provavelmente você dever uma prancheta maleta que é a coisa mais prática da terra, principalmente se você trabalha em um estúdio, outros itens como réguas e mesas de luz, em um mercado inundado com produtos importados, comprar alguma coisa produzida aqui e de qualidade ótima a um preço justo é fantástico.

Então após solicitar um catálogo de produtos no site da tridente vou trazer alguns itens que, com certeza, ajudarão vocês na produção de artes.


Réguas e gabaritos

A empresa em uma grande seleção de réguas e gabaritos de desenho feitas tanto em PVC, acrílica e aço, o destaque vai para as réguas francesas e maleáveis, no caso das réguas francesas elas são ideais na hora que você vai passa nanquim na arte, tanto com um bico de pena quanto com canetas de nanquim, já no caso da régua maleável além de poder colocar ela em qualquer posição que você necessite há um chanfro nela que permite uma certa distância da caneta/bico de pena do corpo da régua, isso evita você borrar o desenho ao retirar a mesma do papel.

Há também gabaritos para desenho, se você faz quadrinhos gabaritos ovais vão cair como uma luva para fazer balões de diálogos, é difícil achar em loja mas vale a pena.



Pranchetas

Nesse quesito as da Trident são as únicas que possuem certas características voltada para profissionais de desenho. Há pranchetas no modelo maleta, essas tem vários opcionais como réguas montadas horizontalmente que permitem o desenho de guias e linhas retas, réguas em braços dobráveis e eixos, prendedores de acrílico para evitar o papel de sair da mesma e por ai vai, uma das maiores vantagens é poder levar o material de desenho dentro da mesma caso precise.

Há também pranchetas simples com prendedor e suporte que são mais leves e podem ser uma opção muito mais fácil de transportar para parques e salas de aula. Feitas em MDF , Fórmica e Acrílico Cristal.

No meu estúdio eu tenho 3 pranchetas A3 uma para cada uso diferente, a maleta fica na minha bancada pra realizar trabalhos de nanquim e na parte de trás tem a maioria de réguas esquadros e acessórios sempre a mão para caso precise, falando em réguas só achei a régua maleável na marca da Trident. As outras duas pranchetas são pra uso externo, a sem apoio eu coloco em um cavalete sempre abastecida com papel comum para fazer esboços ou com papel especial para trabalhos em carvão, já a com apoio é a substituta da maleta para trabalhos externos ou viagens.


Mesas de Luz

Nessa categoria existem dois tipos para atender necessidades diferentes as portáteis e as que podem também cumprir o papel de mesa de desenho.

As portáteis são feitas em tamanhos que acomodem tranquilamente uma folha A4 ou A3, tem opção de serem ligadas via usb e tomada, tem controle de intensidade de luz e dependendo do modelo podem vir com superfície de trabalho rotativa.

Já as mesas, são basicamente uma mesa de desenho profissional com um tampo formado de uma placa de vidro e outra de acrílico leitoso que tem 4 lâmpadas fluorescentes por baixo. Essas são para uso em estúdio com altura e ângulo reguláveis(praticamente o meu sonho). Quando desligadas funcionam perfeitamente como mesa de desenho normal, se você está ,montando um estúdio e tem grana essa é a melhor opção.


Canetas de Nanquim e Lapiseiras

Outro item que a tridente mostra durabilidade são as suas canetas de nanquim, eu tenho a minha Desegraph já faz algumas décadas, isso mesmo, décadas, são fáceis de limpar e se você tiver cuidado é capaz de durar mais que você. Ao receber o catálogo percebi que havia também lapiseiras para desenho técnico, não tive ainda a oportunidade de testar pois não encontrei esse item em lojas, costumo usar as da Pentel.

Ainda falando de canetas de nanquim a tinta tá Trident também é de uma qualidade ótima e tem um custo beneficio muito bom se comparado aos Indian ink da vida.


Pastas

A Trident Desetec está lançando kits com pastas e materiais de desenho , parece ser práticos, vem com várias lapiseiras, escalímetro, compasso, diversos esquadros e réguas, além de uma prancheta. Caso você somente queira a pasta ela também é vendida separadamente nos tamanhos A4 e A3.


Papéis

Há uma linha de papéis técnicos e artísticos, que é feita em parceria com Fabriano pelo catálogo não vi papéis de 300 G, o máximo foi de 200G se ele aguentar trabalhos em aquarela como os da canson e tiver um preço melhor pode vir a ser uma alternativa.


Cavaletes , telas e estojos para pintura.

Como todos os outros produtos há para todos os gostos e tamanhos, desde da maleta que vira um cavalete de pintura no qual você pode guardar suas tintas e pincéis até grande o suficiente para telas de até 1,70cm de altura com e sem rodinhas para você poder movimentar no seu estúdio.

Além dos cavaletes a Tridente tem tanto telas prontas quanto material para você mesmo poder fazer a sua como tecidos e cunhas de madeira.


Em resumo

Se você trabalha em mídia tradicional ou tem um estúdio a Trident tem tudo para poder montar o mesmo, como já falei são produtos duráveis e de qualidade, que tem escola de desenho deveria pensar em montar a mesma com as mesas e cavaletes da Trident, já estudei em cursos onde nenhuma das mesas era de desenho e que trabalha com isso sabe que desenha na mesa plana trás problemas tanto para as costas quanto faz você ter uma perspectiva errada do desenho. Os únicos problemas que encontrei nem são culpa da empresa mas sim das lojas de materiais artísticos, muitos do itens que vi no catálogo nunca encontrei em uma loja física e alguns nem online, seria bom ele terem um loja própria pois cursos de desenho poderiam ser montados inteiros com materiais da Trident e apesar de boa parte dos artista trabalhar no digital, há muitos como eu que começam as artes no tradicional e somente depois passa para o digital para dar alguns retoques finais.

Gosto muito de trabalhar digital porém para você ser bom nisso você tem que aprender o tradicional, porque no fim das contas não adianta você ter a mesa digitalizadora mais cara e o programa mais potente se não houver um profissional com conhecimento em desenho e pintura o suficiente para tirar o máximo deles. E um profissional assim só é formado em mídia tradicional.

Bom de qualquer forma como disse no começo é capaz de você ter vários itens deles ai e nem se da conta, principalmente se trabalha com arquitetura, desenho e pintura, a mesa de luz é sonho meu, mas isso fica para o futuro.


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page