top of page

Os Diversos Tipos de Publicações de Mangá


O mangá, a forma japonesa de histórias em quadrinhos, é uma forma de arte e narrativa incrivelmente diversificada e popular em todo o mundo. Desde o seu surgimento no século XX, o mangá evoluiu em uma variedade de tipos de publicações que atendem a diferentes gostos e idades. Neste artigo, exploraremos os vários tipos de publicações de mangá, desde os populares "shonen" e "shojo" até os mais obscuros "seinen" e "josei"


Shonen:

O mangá "shonen" é direcionado principalmente para o público masculino jovem, geralmente adolescentes. Essas histórias são conhecidas por seu foco em ação, aventura, competições e amizades masculinas. Exemplos populares incluem "Naruto", "One Piece" e "Dragon Ball". Os personagens geralmente enfrentam desafios, desenvolvem suas habilidades e amadurecem ao longo da história.


Shojo:

O mangá "shojo" é direcionado para o público feminino jovem, muitas vezes abordando temas românticos e relacionamentos. Essas histórias costumam se concentrar em heroínas femininas e suas jornadas emocionais. Exemplos incluem "Sailor Moon", "Fruits Basket" e "Ouran High School Host Club". O desenvolvimento de personagens e emoções desempenha um papel central nesses mangás.

Seinen:

O mangá "seinen" é voltado para um público adulto, geralmente do sexo masculino. Essas histórias são conhecidas por sua abordagem mais madura e muitas vezes exploram temas complexos, incluindo violência, política e filosofia. Exemplos notáveis incluem "Berserk", "Ghost in the Shell" e "Akira". Os personagens e enredos tendem a ser mais sombrios e profundos.


Josei:

O mangá "josei" é voltado para mulheres adultas e muitas vezes lida com questões da vida cotidiana, relacionamentos e emoções. Essas histórias são mais realistas e maduras, com personagens femininas bem desenvolvidas. Exemplos incluem "Nana", "Paradise Kiss" e "Honey and Clover". A profundidade emocional é uma característica proeminente desses mangás.


Kodomo:

O mangá "kodomo" é destinado ao público infantil. Essas histórias são adequadas para crianças e frequentemente apresentam elementos educacionais e morais. Exemplos populares incluem "Doraemon" e "Pokémon Adventures". Esses mangás visam entreter e educar as crianças de forma apropriada para sua faixa etária.


Hentai:

Por fim, existe uma categoria mais controversa chamada "hentai", que se concentra em conteúdo sexual explícito. Esses mangás são destinados a adultos e não são adequados para menores de idade. O conteúdo é altamente gráfico e destinado a um público específico.

O mundo do mangá é incrivelmente diverso, atendendo a uma ampla variedade de gostos e idades. Desde as aventuras épicas de "shonen" até os romances emocionantes de "shojo" e as narrativas maduras de "seinen" e "josei", o mangá oferece algo para todos. A compreensão desses diferentes tipos de publicações de mangá permite que os leitores escolham as histórias que mais ressoam com seus interesses e preferências.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page