GPDF #08


Dá pra viver free é só você saber trabalhar. Há uma gama muito grande de softwares alternativos aos pagos como os da Adobe.



Com os altos custos de softwares e o aumento cada vez maior da mudança dos mesmo do modelo de compra para subscrição, aprender a utilizar softwares open soruce ou free passou de ser uma alternativa para uma necessidade , nesse GPDF vou listar alguns softwares que eu conheço e utilizo para poder trabalhar tanto em quadrinhos quanto com design gráfico. Tenha em mente que em 90% das vezes o que importa para o cliente é o resultado final e não como você realizou o trabalho.

Para ir pro sites dos programas é só clicar nas imagens.



Davinc Resolve

O que ele substitui: Adobe After Effects /Premier /Audition

Software da Black Magic Design ele é um software de edição de vídeo e efeitos que tem uma versão totalmente free e sem marca d’água, essa empresa está adotando uma ideia ótima de mercado que é permitir que um maior número de profissionais utilize o seu software e se acostume, assim quando ele quiserem algo com um pouco mais de opções ou facilidades você compra a licença, que é um pagamento só.Como todos os softwares que irei lista é uma questão de se habituar ao modo de trabalho.


Blender

O que ele substitui: Autodesk Maya / 3DMax /Zbrush

Esse software de modelagem e escultura 3D open source é a melhor opção nessa área, depois da versão 2.8 além de ter ficado com uma interface mais amigável, veio com várias melhorias na parte de render e de ferramentas de escultura , para quem tem uma maquina boa ele consegue fazer animações e modelagens com qualidade de cinema, muito dos atalhos agora são parecidos com os do Maya então a adaptação é bem rápida.



LibreOffce

O que ele substitui: Pacote Office do Windows

Esse é mais voltado para escritório e a parte administrativa, vem com uma série de programas que são praticamente os mesmo do pacote office, antigamente não era tão confiável quanto a estabilidade, porem com as ultimas atualizações tá a par com a sua contra parte paga.



Gimp

O que ele substitui: Adobe Photoshop(Na parte de manipulação de imagem)

Ele exige um pouquinho mais de adaptação, porque em diversos aspectos ele é muito diferente do Photoshop mas os resultados que você pode obter com ele são os mesmos. Como disse antes vai ser necessário um estudo maior para poder extrair tudo que ele pode fazer.


Inkscape

O que ele substitui: Adobe Illustrator / Corel Draw

Na parte de desenho vetorial ele poder substituir sem problemas esse dois softwares, principalmente se você trabalha com design de marcas e produção de cartões de visita. Do mesmo jeito que o gimp o inkscape precisa de uns ajustes pra agilizar o serviço.




Scribus

O que ele substitui: Adobe Indesign

Para trabalhos de diagramação e editoração de livros , impressos e jornais ele é a única alternativa open source, não sei se porque hoje em dia parte do processo editorial está quase todo voltado para o mercado digital mas fora esse eu não achei outra alternativa ao Indesign, da pra usas e faz a mesma coisas que o programa da adobe, não é tão bonito quanto a interface mas faz o trabalho.




Sketchbook Pro

O que ele substitui: Adobe Photoshop (Na parte de ilustração digital)

Se você precisa de um software para fazer ilustrações digitais o sketchbook pro consegue fazer o serviço muito bem, pra falar até melhor que o photoshop uma vez que ele é todo focado em ilustração , melhor ainda que autodesk agora deixo ele totalmente de graça com todas as vantagens possíveis.




Krita

O que ele substitui: Clip Studio Paint /Photoshop(Na parte de produção de quadrinhos)

Nesse caso mais especifico que é a produção de quadrinhos é difícil, porque o melhor programa possível na face da terra é o Clip Studio Paint, o photoshop nem chega perto, explico, o clip studio paint é todo voltado para a produção de mangás e quadrinhos, todas as ferramentas nativas dele tem como foco agilizar o serviço. Dito isso o Krita chega perto, ainda tenho que mexer mais , porem ele apresenta algumas facilidade que existem no Clip Studio Paint, ou seja , não é perfeito mas da pra trabalhar



OBS Studio

O que ele substitui: Camtasia

Se você quer gravar a tela para poder fazer um vídeo ou fazer Stream dos seus trabalhos, o OBS faz tudo isso, com várias configurações para o mais diversos serviços de stream e com a vantagem de poder transmitir e gravar ao mesmo tempo ele é a ferramenta da vez de quase todo youtuber que faz ilustrações digitais na hora de fazer gravação.



DAZ Studio 3D

O que ele substitui: Smith Micro Poser

Para quem precisa de um modelo humano 3D de referência o DAZ faz o serviço até bem demais, um monte de conteúdo grátis, várias comunidades dando suporte, sempre atualizado, não é tão leve quanto o Poser porém dependendo do seu uso como referência é um dos melhores softwares nessa área, principalmente se você não tem um modelo a sua disposição.


Por enquanto essa é a lista do que venho utilizando esses anos para poder cortar gastos no orçamento e permitir que os trabalhos continuem, não coloquei nenhum software de animação ou de edição de som pois não trabalho nessa área porém conheço alguns e futuramente posso colocar aqui.


Inté


gif

0 visualização

© 2023 by Glorify. Proudly created with Wix.com