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Comissões

Nesse post vou explicar um pouco de como trabalho com comissões para ilustração e quadrinhos.

Além de trabalhar em projetos pessoais eu também faço trabalhos comissionados de ilustração, nesses trabalhos costumo seguir alguns procedimentos e usar uma metodologia que ja costumo fazer com trabalhos em design gráfico há mais de uma década. Alguns pontos são os mesmos de se fazer uma peça de design gráfico, por exemplo não começo a trabalhar sem ter recebido pelo menos 50% de sinal que caso o cliente desista não são devolvidos ou que eu preciso de referencias e informações adicionais como texto que possivelmente possa ir por cima da arte e assim interferir na composição.


Briefing

No briefing eu solicito ao cliente varias informações pertinentes ao trabalho como tamanho, aplicação, finalidade, se for história em quadrinhos um roteiro detalhado, sendo possível um layout mesmo que rústico do que ele tem em mente, referencias do que o cliente quer e sinceridade, porque muitas vezes o cliente quer uma coisa, porem se sente constrangido ou simplesmente não acha que possa ser relevante e omite alguns dados que poderiam agilizar o serviço.


Tamanho

Tanto no método tradicional quanto no digital eu costumo trabalhar no tamanho A3 (42x29,7 cm), é uma proporção boa tanto para páginas de história em quadrinhos quanto para ilustrações individuais. Nesse tamanho eu encontro um ótimo balanço entre mobilidade e praticidade. Fácil de ser adaptado para capas de livros ou revistas, boa parte de pastas ou envelopes estão nesse tamanho e tem uma boa visualização.


Caso o cliente precise um tamanho especifico eu sempre peço no briefing para listar tanto o tamanho quanto a aplicação, pois isso também pode influenciar como a arte vai ser feita.




Elementos Textuais

O que eu considero Elementos Textuais, tudo que possivelmente possa interferir com a ilustração, no caso capa de livro onde vai ficar o titulo e outros textos na capa, em revistas onde vai ficar o código de barras e outros elementos, em uma história em quadrinhos se vou ser eu a fazer o letreiramento ou um terceiro que no caso teria que me informar onde colocará as caixas de diálogos. Enfim qualquer coisa que possa causar algum problema ou confusão na hora da leitura da ilustração em conjunto com tais elementos. É aconselhável ter um modelo de como vai ser aplicados esses elementos e se possível o ilustrador participar do design da capa . infelizmente na maioria da vezes o que escuto é "faz ai que o designer dá um jeito" e eu sendo Designer Gráfico formado sei que não é bem assim que a banda toca.


Materiais

No desenho tradicional eu costumo trabalhar com lápis , carvão, aquarela e nanquim. Quase todas as obras que faço são em preto e branco ou em tons de cinza.

No digital uso o Krita ou Clip Studio Paint dependendo da finalidade. É importante saber para qual finalidade a ilustração vai ser usada, pois muitas vezes o que parece ficar ótimo em carvão atenderia melhor se fosse feito em nanquim ou finalizado no digital.

De qualquer jeito todos as obras são digitalizadas e tratadas para atender a solicitações de mudanças por parte de clientes. O valor sempre vai ser maior para obras tradicionais pois o investimento em tempo e materiais também é grande por parte do artista.


Prazos

Os prazos variam mas no mínimo é de uma semana para uma ilustração normal comum ser finalizada, porem tem que se acrescentar a esse prazo as mudanças que o cliente pode querer na fase de esboço e também a confirmação de pagamento de sinal e entrega do briefing , pois sem ter uma ideia de qual é o serviço realmente, não tem como dar um orçamento ou prazo, ter conhecimento total de quando irá ser necessário a ilustração e de que velocidade o cliente responde as avaliações de esboços possibilita um trabalho mais rápido. No caso dos quadrinhos depende de qual vai ser o serviço, um dia para cada página só no lápis e 2 caso seja lápis e nanquim, quanto mais complexo mais demorado. Esse um dia ou dois é o prazo em caso o layout e esboço ja foi aprovado.


Valores

Os valores que vou listar são os que eu uso em meus serviços, cada um sabe onde o sapato aperta e o quanto vale sua arte. Como não há um tabelamento ou consenso de um valor mínimo no mercado brasileiro e cada um chama cada serviço por uma nomenclatura diferente você tem que resolver o que é melhor para si.

Ilustrações A3

-Digital 300 dpi - 7 à 15 dias uteis

R$ 160,00

-Tradicional Carvão - 7 à 15 dias uteis

R$ 300,00

-Tradicional Lápis - 7 à 15 dias uteis

R$ 250,00

-Tradicional Nanquim - 7 à 15 dias uteis

R$ 350,00


Páginas de quadrinhos se enquadram em lápis ou nanquim então ficam entre R$250,00 à R$350,00 por página dependendo da quantidade de páginas a ser feitas.


Observações Finais

Como disse anteriormente cada uma trabalha do jeito que quiser. Com o tempo que tenho nessa vida eu escolho muito bem que trabalhos aceitar ou não dependendo do nível de estresse que eu acho que vou ter no serviço, não começo o trabalho sem sinal de 50% , contrato assinado e definição da concessão de direitos de imagem estejam de acordo. No Brasil os cliente ficaram acostumados a tratar as coisas de forma nada profissional, em sua maioria nem em ideia do problema que possa se meter caso desrespeite um contrato ou abuse da paciência de um artista. Coisas como não respeitar horários de trabalho, no meu caso de 9:00 às 18:00 hs, não honrar com pagamentos ou simplesmente não responder a mensagens são coisas que acontecem com frequência mas eu de modo algum estou com paciência de lida mais. O artista visual é muito desvalorizado e não estabelecer limites do que é aceitável, hoje em dia , é de uma importância suprema, pois o profissional de artes visuais trabalha por conta própria e a saúde tanto mental como física não pode ser esquecida. Tudo que coloquei nesse artigo são opiniões e metodologias de trabalho minhas , cada um é livre para trabalhar do modo que melhor lhe convém.


Inté a próxima !!!


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