top of page
  • Ronin

GPDF-#07


Guia Prático do Desenhista Fudido

(GPDF)

Agilizando o serviço

Usando vários software e metodologias é possível agilizar tanto o serviço de ilustração quanto a produção de quadrinhos.

 

Referencias, 3D e a pia da cozinha

A modelagem no Blender é bem simples, sem muitos detalhes em você divide em quarteirões que podem ser duplicados e modificados tanto em escala quanto em posicionamento para poder dar a impressão de variedade, lembre-se isso não irá ser utilizado em animações muito menos em renders é apenas uma base com para permitira a uma rápida construção de perspectiva. O arquivo todo no momento está com pelo menos uns 500 kb o que não é quase nada comparado a um dedo de personagem em qualquer jogo de luta da atualidade. Texturas são opcionais e iluminação só em caso necessite de uma referencia com a mesma. O objetivo é sempre manter os arquivos pequenos(o computador do milhão agradece).

 

Foco no método criatura

Tanto quando você vai fazer na arte tradicional quanto na digital ter uma boa base ou sketch pra começar ajuda muito em aumentar a velocidade de trabalho. Após você fazer a modelagem de tudo que você precisa para concluir a arte é uma questão de utilizar a perspectiva que estará correta e construir a partir dela, nem precisa fazer a cidade ou cenário todo , por isso sempre é bom fazer thumbnail ou sketch um pouco mais detalhados, eles te dão uma visão do que você precisa realmente desenhar do zero e o que você pode fazer uma forma simples que te ajuda a checar a composição. No caso acima usando um personagem 3D que ja vem no Clip Studio Paint posicionei ela do jeito que estava na thumbnail e usei como referencia para o desenho da personagem no papel mesmo, escanei, fiz o ajustes necessários e importei o modelo da cidade que foi salvo em .FBX

Modelo com a perspectiva forçada para poder acompanha o posicionamento da personagem.

Extração das linhas de alguns prédios e da informação de perspectiva 3D que o modelo traz quando importado.

Construção de cenário usando as réguas de perspectivas, com a base feita e as informações de modelo adicionar detalhes é uma questão de o quanto você está motivado e qual a necessidade dos mesmos.

Após ter feito boa parte dos detalhes que achei necessário, coloquei a cores e iluminação em outra camada e revelei a camada onde a personagem estava feita.

 

E se fosse no tradicional ?

No caso da utilização de mídia tradicional você teria que renderizar os prédios com uma textura branca(economizar tinta né) e utilizando uma mesa de luz passar construir uma grade de perspectiva no quadro da página onde o cenário se encaixar, em vez de ficar tentando adivinhar se a perspectiva está correta com a base feita é só uma questão de traçar as linhas do grid .

 

Enfim

Utilizar software 3D pra agilizar não é nenhum crime , muito menos vai causar o apocalipse, no momento de trabalho você não está tentando aprender a fazer a perspectiva , você tem que terminar vários cenário que muitas vezes são repetidos ou que não necessitam de muito detalhamento, quando tiver estudando ai sim é aconselhável a fazer tudo do zero para poder entender como é o funcionamento da mesmas, porem uma vez que você tenha noção utilze tudo que possa te ajudar inclusive a pia da cozinha

Inté semana que vem.... se a gente não atrasar....

Que a força esteja com você!!

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page