Tarô do Folclore
por Roberta Cardoso da Costa Cirne
O Projeto
Arte é minha vida. Para mim, é impossível dissociar a arte de uma prática mística, ponte para o divino que existe no ser humano.
Assim surgiu este TARÔ DO FOLCLORE, no intuito de aliar o esoterismo aos vários aspectos folclóricos e étnicos de todo o Brasil, e aos mitos e lendas de cada região Brasileira .
Minha área artística é a das histórias em quadrinhos sobre folclore local de Recife e Pernambuco, porém eu sentia a enorme necessidade de trabalhar o folclore Brasileiro como um todo.
Mas como abordar o assunto? Um artbook com texto? HQs curtinhas, contos direcionados... Então pensei em aliar imagem e texto na prática mística que conheço desde a adolescência: o Tarô.
A princípio, seria o meu INKTOBER (outubro de arte em nanquim, onde são postadas 31 artes, uma por dia) de 2018, mas o número de cartas do Arcano Maior não batia com o mês inteiro, e então desisti de postar em outubro, e fui produzindo a ideia em lápis , preparando o material apenas para mim. Era algo de coração, feito tanto pelo amor que tenho pelo folclore nacional, quanto pelo misticismo.
O projeto foi sendo produzido enquanto eu organizava idas a eventos de literatura e lançamentos de HQs. Foi em dezembro de 2018, na CCXP SP que tive o insight. PRECISAVA FAZER O TARÔ. Era uma voz que gritava para mim, clamando ser realizada.
Fiquei tão impressionada que mal podia esperar voltar de São Paulo para Recife. Já em janeiro de 2019 terminei o lápis e comecei a pintar os Arcanos.
As 22 cartas no total perfazendo os ARCANOS MAIORES são baseadas no Tarô de Marselha, suas cores e simbologias. Totalmente associados às criaturas folclóricas ali retratadas.
Nenhum dos mitos e lendas foi escolhido ao acaso. Todas as laminas foram elaboradas sob rigoroso estudo e pesquisa místicos e folclóricos, em obras renomadas de Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Pappus,G. O. Mebes, entre outros.
Cada arcano é representado pelo mito ou lenda mais fielmente significativo, de forma interseccionada. As cores de roupas, objetos, posições, figuras geométricas estão completamente relatadas, Tornando o deck além de um item de coleção, totalmente jogável .
Para complementar a obra do deck, temos um livro tamanho 16X23 cm, 100 páginas, com métodos divinatórios e artbook/bestiário folclórico dos 22 arcanos das cartas, além dos significados de cada uma.
Mapinguari, Cuca, Saci, Mula-Sem-Cabeça, Corpo-Seco... Criaturas de nosso folclore e do imaginário que agora estarão presentes no TARÔ DO FOLCLORE. Artes em aquarela. Projeto, criação, texto e arte executados por Roberta Cirne, do site SOMBRAS DO RECIFE.
TARÔ DO FOLCLORE : Arte em aquarela e nanquim. Composto de caixa com 22 lâminas dos Arcanos maiores, onde cada uma representa uma figura do folclore Brasileiro:
0- O louco – Saci
1- O Mago – Cuca
2- A Sacerdotisa – Matinta Pereira
3- A Imperatriz – Branca Dias, a judia do Riacho do Prata
4- O Imperador – Caboclo de Lança do Maracatu de baque solto
5- O Hierofante – O Vaqueiro Misterioso
6- Os Amantes – O Boto
7- O Carro – Negrinho do Pastoreio
8- A Justiça – A Velha Branca e o Bode Vermelho
9- O Eremita – o Homem (Velho) do Saco
10- A Roda da Fortuna – Lobisomem
11- A Força – Comadre Fulozinha
12- O Enforcado – Mapinguari
13- A Morte – Bradador e Corpo Seco
14- A Temperança – Mãe do Ouro
15 – O Diabo – Jurupari e Anhangá
16- A Torre – Tupã e a Cruz do Patrão
17- A Estrela – Alamoa
18-A Lua- Lenda da Vitória Régia
19- o Sol – Lenda de Kuandu e seus 3 filhos
20- O Julgamento – A Mula-Sem-Cabeça
21- O Mundo – Anjo de Barro, Bumba-Meu-Boi, Mico Leão Dourado, Uirapuru, Cobra-Mãe D’água e Iara.